(32) 99121-2937 todabq@gmail.com

Julho de 2019

Abri Senhor os meus lábios, e minha boca cantará vossos louvores (salmo)

Nossa reflexão deste mês será sobre a primeira carta de São Paulo aos Coríntios. Nela o Apóstolo nos recorda que Deus confiou-nos o ministério da reconciliação (1Cor 5,18). Para bem exercer este ministério, devemos por atenção em usar nossa língua sempre para promover a união dos corações e fazer voltar à paz onde houver discórdia. Com efeito, ele diz que Deus, em Cristo, reconciliou o mundo consigo colocando em nós a palavra da reconciliação, tornando-nos assim, embaixadores de Deus. (cf.1Cor 5,19-20) Precisamos levar a sério esta missão, e velar sobre nós mesmos para não o decepcionar. Sabemos que é real o perigo de usarmos mal a nossa língua ofendendo a caridade e prejudicando o próximo.  Ao contrário, existem pessoas que tem o dom de ajudar, não só com suas palavras, como também com suas atitudes, seu sorriso, seu olhar, sua acolhida. Cabe aqui esta máxima de São Francisco de Sales: “quando não puder fazer nada pelo teu próximo, dá-lhe ao menos um sorriso”. Que grandioso é o bem que podemos fazer com esse apostolado! Basta citar o exemplo de Nossa Senhora em sua visita à sua prima Isabel. Foi apenas uma saudação, e logo aquela casa encheu-se de bênçãos através dela.  Isabel ficou cheia das luzes do Espírito Santo, e com humildade reconheceu a grandeza de Maria, e o menino que trazia no ventre exultou ao ser santificado. Ela profetizou que o Senhor cumpriria tudo que prometera por causa da fé sem igual daquela que a visitava. Também a Virgem cheia de alegria prorrompeu no belo cântico que até hoje faz nossas delícias (cf. Lc 1,39-55). Isto tudo somente com uma saudação brotada de um coração possuído por Deus. Nós também somos Templo da Santíssima Trindade e igualmente podemos ser canal por onde a graça de Deus quer jorrar para as almas, mas para que isso aconteça precisamos reavivar a nossa fé e desejar de todo coração sermos instrumentos nas mãos do bom Deus. Peçamos a Nossa Senhora que nos ajude.

Mosteiro da Visitação de Santa Maria Rua Rosina Apolinário, 170, Caminho Novo – Cep.: 36204-130 ou Caixa Postal.:378/36200-970 Barbacena – MG

APOIO CULTURAL.: